Quem Somos

Tainara Aline Munaretto Oliveira

Terapeuta e consultora – Especialista em Filosofia Clínica
ANFIC nº EFC-0151/17

Quem sou em 250 palavras

Quando não tenho nada para ser, gosto de pintar telas. Me considero uma pessoa do mundo das artes, pois já passeei pela música, pelo teatro, pela dança, pela literatura. Meus artesanatos favoritos são aqueles feitos de Filosofias que inspiram beleza à vida.
Profissionalmente, sou a concretização de um sonho que tive ainda na infância: sonhei, que quando fosse adulta, queria ser terapeuta para ajudar as pessoas com seus problemas existenciais. Ao longo dos anos, fui notando que alguns amigos costumavam me pedir conselhos, eu gostava de ouvi-los, mas os aconselhava a esmo, com o parco conhecimento que possuía sobre as questões da existência. Era preciso me preparar mais, buscar conhecimento, tentar entender como as pessoas funcionam. – E esta, é uma Busca que me acompanha até hoje. – Comecei estudando Pedagogia, mas como sabia que minha vocação não era lecionar para crianças, me especializei em Coordenação Pedagógica e fui trabalhar como Orientadora Educacional. Logo que terminei o curso de Pedagogia, descobri por acaso algo chamado Filosofia Clínica, que passou a ser objeto de meus estudos desde então. Tenho uma imensa gratidão por ter sido aluna do filósofo Lúcio Packter, sistematizador da Filosofia Clínica no Brasil. Continuo estudando e me aprofundando na vasta obra que é a Filosofia Clínica, mas ela não me trouxe receitas sobre como as pessoas funcionam ou sobre como aconselhá-las, pelo contrário, me ensinou que as pessoas são únicas e que as respostas são um constante exercício de procura, repleto de alma, onde se desvela a poesia do existir.

Minha formação acadêmica:
  • Graduação em Pedagogia – Universidade do Contestado – UnC (2005-2008)
  • Especialização em Administração, Supervisão e Orientação Educacional – Portal Faculdades (2008-2009)
  • Especialização em Coordenação Pedagógica – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2011-2012)
  • Especialização em Filosofia Clínica – Instituto Packter (2011-2015)
  • Curso de Formação em Filosofia – Instituto Packter (2013-2015)
  •  Aperfeiçoamento em La Escuela de Ortega Y La de Lúcio Packter – Universidad de Sevilla (2014)
  • Aperfeiçoamento em Prática Clínica (Projeto Cartagena) pelo Instituto Packer / Brasil (2017 e 2018)
  • Especializações e Aperfeiçoamentos: Semanas de Estudos Avançados da Filosofia Clínica – Matemática Simbólica (Torres/RS – 2013); Sinonímias (Torres/RS – 2014); Pós-Autogenias e Sinonímias (Punta Ballena – Uruguai – 2015); As Analíticas de Linguagem em Filosofia Clínica (Torres/RS – 2016); Estruturalismo: a construção sistêmica de mundos em Filosofia Clínica (Torres/RS – 2017); Sinonímias: uma pesquisa sistemática das pós-autogenias em Filosofia Clínica (Florianópolis/SC – 2018)

Currículo Lattes

Envie uma mensagem privada para Tainara:

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Preencha esse campo
Preencha esse campo
Pedro de Freitas Júnior

Filósofo Clínico – Terapeuta – Consultor
ANFIC nº FC-0096/12

Representações de quem sou

Quem sou? Parece simples me definir por um rótulo ou por um diploma ou qualquer coisa do gênero. Porém, algumas coisas estão muito próximas de mim e fazem parte da minha existência, da minha maneira de ser no mundo, que talvez mostre um pouco de mim, por aproximação. Adoro fotografia e enquanto faço fotos, colocando paisagens na moldura, cuidando do enquadramento, observando a beleza da luz refletida criando cores e brilhos, posso dizer que neste momento sou fotógrafo, ou sempre. Quando estou cuidando de coisas existenciais, lendo, estudando, ouvindo, conversando, viajando e até fotografando ou mesmo clinicando, posso ser chamado, às vezes, de Filósofo Clínico, ou sempre. Porque ser filósofo bem como fotógrafo talvez não seja para mim somente um papel existencial e sim um modo de ser. Faz tanto tempo que trato desses dois assuntos e estão tão presentes em minha vida, que falar em fotografia e em filosofia são um prazeroso hábito. Minhas viagens de férias, quase sempre, são também viagens de estudos. Continuamente em contato com assuntos filosóficos, visitando universidades, professores, conversas e fazendo fotografias.

Para chegar mais próximo do que sou, talvez seja um caminho saber um pouco sobre meus pensamentos: Acredito na humanidade. Na existência como uma forma de chegarmos mais próximos de nossas próprias coisas, no retorno (ou chegada) a quem somos ou podemos ser. Seja caminhando, seja estacionando, estando nas rédeas ou não de nossa história. Assim para chegar próximo das coisas que tem a ver comigo precisei aprender a me aproximar do “outro” enxergando esse outro com responsabilidade, em forma de um gesto ético, de me colocar também como um “outro” para os demais. Palavras que aprendi e que acredito: Carinho, Respeito, Ética. Carinho não significa passar a mão na cabeça e aceitar tudo, também não significa se alienar. Mas carinho que passa pelo respeito, honestidade e ética de, inclusive, contrapor quando for necessário.

Por fim, não há uma fórmula pronta, para definir um ser, ou dizer um “quem sou” reduzindo a rótulos e títulos. Porém, talvez aqui seja o caso de falar um pouco de meus estudos, de minha formação e preparação para o atendimento clínico.

Tive meu primeiro contato com a filosofia em 1996, quando li uma coleção de clássicos da literatura, encontrei um tipo de “literatura” diferente, especialmente ao ler trechos de textos originais de Luís Vives, Montaigne, Descartes, Pascal, La Bruyère, Diderot e J. J. Rousseau, pois ainda não havia nomeado como Filosofia, mas considerei uma literatura apaixonante. Soube então que gostaria de estudar esses temas antes de qualquer coisa. Pensava já em estudar sobre psicoterapias, mas decidi que antes de tudo gostaria de fazer uma graduação que tratasse daqueles temas: da existência, da ética, da política, do conhecimento, da linguagem, da lógica, da intuição, da maneira diferente de conhecer, de pensar e da humanidade: a Filosofia.

Então em 1998 prestei vestibular e comecei a frequentar a graduação em Filosofia na Universidade Federal de Santa Catarina. Ao conversar com um amigo e contar que gostaria de estudar terapias, e que antes, porém, estava estudando Filosofia (“… a mãe de todas as ciências”), ele me apresentou a Filosofia Clínica. Então no ano 2000 tive meu primeiro contato direto com a Filosofia Clínica e iniciei os estudos na terceira turma de Especialização em Florianópolis. Desde então, não parei mais de estudar e pesquisar a existência através dos pressupostos da Filosofia Clínica. Nos anos subsequentes, participei de diversos cursos de aperfeiçoamento em Filosofia Clínica, inclusive no exterior, como uma Especialização na Universidade Hebraica de Jerusalém – Israel e na Universidade de Sevilha – Espanha, além de diversos cursos avançados de aprofundamento pelo Instituto Packter. Em 2009 fui convidado a ser professor adjunto do curso de Pós-graduação de Filosofia Clínica em Florianópolis pelo Instituto Packter. Desde então atuo em consultório, caminhando junto aprendendo e verificando possibilidades de existência.

Minha formação acadêmica:
  • Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2003);
  • Especialização em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter / Faculdade Padre João Bagozzi (2006);
  • Jornada Internacional de Estudos do Instituto Packter a Israel e Territórios Palestinos – Aperfeiçoamento em Semiose Prática; Workshop: Cultura Judaica e Alteridade: Perspectiva linguística e filosófica na Universidade Hebraica de Jerusalém – Israel (2010);
  • Especialização em Emmanuel Lévinas em diálogo com a Filosofia Clínica pela Universidade Hebraica de Jerusalém – Israel (2012);
  • Aperfeiçoamento na Filosofia de Ortega y Gasset e de Lúcio Packter na Universidade de Sevilha – Espanha (2014);
  • Aperfeiçoamento em Prática Clínica (Projeto Cartagena) pelo Instituto Packer – Brasil (2017 e 2018)
  • Especializações e Aperfeiçoamentos: Semanas de Estudos Avançados da Filosofia Clínica: Matemática Simbólica (POA/RS – 2012); Matemática Simbólica III (Torres/RS – 2013); Sinonímias (Torres/RS – 2014); Pós-Autogenias e Sinonímias (Punta Ballena – Uruguai – 2015); As Analíticas de Linguagem em Filosofia Clínica (Torres/RS – 2016); Estruturalismo: a construção sistêmica de mundos em Filosofia Clínica (Torres/RS – 2017); Sinonímias: uma pesquisa sistemática das pós-autogenias em Filosofia Clínica (Florianópolis/SC – 2018)

Currículo Lattes

Envie uma mensagem privada para Pedro:

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Preencha esse campo
Preencha esse campo
Artigo: “Quem somos: reflexões sobre a grande questão filosófica”

Falar sobre quem nós somos é muito mais do que responder a uma simples pergunta, é dissertar sobre uma das grandes questões filosóficas da humanidade. Da antiguidade aos dias de…